01/12/2010

Chocante?


Chocante não é a fotografia mais o seguinte vídeo da rubrica RTP "Bom Português":
http://ww1.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=22815&idpod=&cache=1 , vídeo 2010-11-30.

A diferença entre "extrair o leite das tetas de certos animais, ordenhar" e "emitir o animal bovídeo a sua voz característica" (gostei dessa) não é clara para pelo menos metade dos entrevistados.
E aí este filho dum camponês holandês fica mesmo parvo!

8 comentários:

Anónimo disse...

Pois, devo dizer que acerto 95% destas perguntas mas...esta também falhei!

Mas nunca tive muito contacto com a agricultura, até aos 20 anos pensava que feijão verde e feijão eram duas espécies vegetais diferentes...

Dervich

Rini Luyks disse...

Mas nem todos os feijões são verdes! Privilégio de viver a juventude no campo: até aos 18 anos os nossos biscates de Verão eram as colheitas de feijões, batatas, framboesas, morangos.

Percebi agora que o uso do verbo mungir é menos comum do que ordenhar. Mas mugir nunca podia ser transitivo, por isso continua estranho: a vaca muge, mas mugir uma vaca?

Anónimo disse...

Do ponto de vista do português urbano, por norma "ordenham-se" as vacas, sem pensar muito no nome que terá o som produzido pelas mesmas.

Quando alguém diz "mungir" em vez de "mugir" pensa-se que se trata de uma saloice, sem se dar conta (percebo-o agora) de que esse pensamento em si mesmo é que é ele próprio uma saloice...

Dervich

Rini Luyks disse...

Realmente, parece que noutras línguas a confusão não existe, uma pequena pesquisa: em espanhol só encontro "mugir" e "ordeñar", em holandês: "loeien"/"melken", em francês: "mugir"/"traire", em inglês: "to low" (vaca)-"to bellow" (touro)/"to milk", em alemão: "blöken"/"melken".

Fica a questão: a linda menina na foto está a mungir, a ordenhar ou...!?
De qualquer maneira, terminado o acto imagino as duas a mugir baixinho e em unissono de contente...

Pedro Fiuza disse...

de certeza absoluta que há contentamento nesta imagem!!!

dirty old man disse...

De salientar que a foto foi recortada do lado esquerdo...

Ai meu Deus disse...

claro que há contentamento. É só reparar na quietude da miúda e, sobretudo, no facto de ela ter os olhos fechados. Quando a gente fecha (assim) os olhos, mmmmmmmmm....

rui mota disse...

holy cow!