09/12/2010

Anacruses faz 4 anos: viva o Tamanduá!


Calhou assim, mais uma prova da versatilidade cultural deste blogue que faz hoje 4 anos :).
O venerável visitante Dervich lançou num comentário (ao post "Vaca contente", 3 de Dezembro) a pergunta: "Qual o único mamífero existente que chega com a língua ao ouvido?" e deu hoje a resposta: o okapi (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ocapi ).
No entanto, lembrei-me do querido bicho na imagem: o papa-formigas ou tamanduá (nome que desconhecia, claro). Também me parece um bom candidato, Dervich! (mas se calhar não está interessado em limpar as suas orelhas com a língua).

"Os tamanduás ou papa-formigas são membros da ordem Pilosa que vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina. São muito comuns no Brasil, onde são conhecidos com os nomes de jurumim, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira etc.
Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 200 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.
Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 quilogramas de peso e um comprimento de 1,80 metros incluindo a cauda que pode chegar a metade daquele tamanho. Este tipo de tamanduá, o Myrmecophaga tridactyla, se encontra em perigo de extinção. Suas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se assim muito vulnerável aos predadores. Outro grande problema que pode afectá-los é a destruição do seu habitat."
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Tamandu%C3%A1)

1 comentário:

rui rebelo disse...

VIVA!