22/10/2010

Wim de Bie - "Nationale Mental Coach" dos Holandeses


Protesto radical do artista holandês Wim de Bie ("Nationale Mental Coach") contra o estado das coisas no país após a formação do novo governo Rutte, apoiado por uma minoria de 35 %(!) dos deputados, mas viabilizado pela tolerância ("gedoogsteun") do partido da extrema-direita PVV de Geert Wilders.

Vídeo em
http://weblogs.vpro.nl/wimdebie/2010/10/, 15 de Outubro 2010, "De regering in bunkerschap".

Tradução das palavras de Wim de Bie no vídeo:


(0:25) "Estamos aqui a deliberar, vimos há pouco uma pequena colina (estamos numa zona de dunas) e em nove de cada dez casos deste género trata-se dum “bunker” (abrigo subterrâneo, fazendo parte da "Atlantikwall", construida pelos alemães na 2ª Guerra Mundial), vocês também estão convencidos, não é?
Então hoje vamos escavar esse bunker.
Mas primeiro eu queria apresentar as pessoas aqui:
- Erik van Boegschoten, ex-vice-presidente do CDA (partido cristão), agora no nosso “terreno” Ministro de Administração Interna,
- Job de Ronde, ex-vereador do VVD (partido liberal) numa grande cidade no Oeste do país, aqui Ministro de Negócios Estrangeiros,
- Marga van Meekeren, ex-membro do CDA num conselho municipal, agora Ministra de Bem-estar Humanitário, Artes e Cultura, muito importante no nosso terreno.
Vocês já podem começar a escavar, o.k.? Eu ainda vou explicar umas coisas.

(1:15) Pois é, eles pertencem a um grupo crescente de dissidentes (políticos), pessoas que não aguentam mais, não aceitam o que se está a passar: a violação da ordem jurídica e democrática na formação do Governo Rutte, um governo, apoiado por uma minoria de 52 deputados (31 do VVD, 21 do CDA, o parlamento holandês conta 150 deputados!).
Não aceitamos isso. Pois, nos bastidores inventaram coisas como “gedoogsteun” (palavra típicamente holandesa, “apoio por tolerância”) pelo PVV (partido da extrema-direita com 24 deputados!), bem isso não vamos admitir de modo algum.
Por isso nós formamos o Governo em “Bunkerschap” (“estado de abrigo”), pois a palavra “ballingschap” (“estado de exílio”) tem uma carga muito pesada.
Em toda a zona das dunas os “bunkers” estão a ser escavados e adaptados para habitação, para começarmos a construção duma sociedade humana.

(1:55) “Já se vê alguma coisa? Ah sim, sim, nós sabíamos.
Ah, conheço isso, é uma unidade de habitação, para seis, sete pessoas, penso, considerando o tamanho da colina.
Muito bem, fica detrás da minha cabana, todo o governo pode ficar aqui dentro. Quando vocês acabam aqui ainda podem escavar um túnel até à minha cabana, assim vamos ter uma ligação directa entre o Governo e o Quartel-General, o.k.?
Agora eu vou ao posto “Sul”, para arranjar mais uns reforços para o trabalho, sim? Força!

(2:35) Pois, ainda não sabemos exactamente o que vamos fazer com este Governo em “Bunkerschap”, mas uma coisa é certa toda a gente é bem-vinda! Aqui nesses antigos “bunkers” da “Atlantikwall” podem ficar milhares de pessoas, são todos bem-vindos, do mundo inteiro, tanto faz, venham!
O Governo Rutte só fala de redução de despesas, segurança, estrangeiros, está tudo mal.
Pelo contrário, nós aqui estamos mais interessados na beleza e na conservação da paisagem das dunas, é tão bom viver na segurança duma habitação em betão, é tão agradável falar com pessoas cuja língua não conhecemos. É muito fixe!"

1 comentário:

Anónimo disse...

Foto Wim de Bie
Bajo las condiciones siguientes:

Reconocimiento — Debe reconocer los créditos de la obra de la manera especificada por el autor o el licenciador (pero no de una manera que sugiera que tiene su apoyo o apoyan el uso que hace de su obra).
Roel Wijnantshttp://nl.wikipedia.org/wiki/Bestand:Wim-de-bie-2.jpg