20/09/2010

Kocani Orkestar no Festival "Todos"




Para mim foi o ponto alto do festival "Todos - caminhada de culturas" (http://todoscaminhadadeculturas.blogspot.com/ ), uma festa centrada no Martim Moniz com actividades nos bairros adjacentes Mouraria, Intendente e Anjos.
No fim-de-semana passado os músicos da Kocani Orkestar da Macedónia conseguiram sozinhos "requalificar" esta zona problemática da cidade, pelo menos durante algumas horas...

No sábado gostei também dum Grupo Coral Ucraniano que actuou numa capela com as portas abertas, mas rapidamente os sons (amplificados) de balafon e calebas do grupo africano "Draska" provocaram uma fusão curiosa e menos desejada, foi pena.

2 comentários:

rui mota disse...

Sem dúvida, o ponto alto do TODOS. Não serão a melhor brassband do planeta, mas estão lá próximo. Contratei-os em 1997 para o Cantigas do Maio e, desde então, regressam regularmente a Portugal.

Rini Luyks disse...

Aquela secção rítmica de quatro tubas e percussionista, os solos virtuosos, quanto a mim especialmente o saxofone a maravilhar "sotto voce" por cima disso (por exemplo, no vídeo entre 2:15 e 3:15): muitos sorrisos de orelha a orelha!