Não sou grande fã do Facebook.
Há dias J. Rentes de Carvalho escreveu no seu blogue "Tempo Contado" sobre um certo Ignaz que "quer ser já já o meu amigo, saber já já o que estou a fazer."...(no Facebook, claro)... "já me encontro lá como sombra inactiva, não tenho intenção de me tornar amigo de sicrano e beltrano. Isto dito, ocorre-me como seria fácil ironizar sobre os que agarram o que podem em busca dum afecto. Mas como lhes poderia eu atirar a primeira pedra? Será que já esqueci, que quero esquecer, a que desesperos leva a solidão?"
Concordo.
Mas hoje apareceu-me um convite "to join the Facebook group Mário Viegas: Actor, Encenador, Dizedor de Poesia e Cidadão"
e aderi logo. Não me parece mal pertencer a um: "Grupo para os amantes de teatro e de poesia, para os amantes de Mário Viegas, no palco, no cinema, na televisão, na radio. Lembrar sempre Mário Viegas."
Um dos "topics" no "discussion board" é um famoso texto dele:
10 mandamentos para 1 espectador de teatro
1º NÃO CHEGARÁS ATRASADO, incomodando a concentração daqueles que estão a Representar e dos outros (que chegaram religiosamente a horas) que estão a assistir ao Santo Sacrifício do Teatro.
2º NÃO FALARÁS BAIXINHO com o ou a acompanhante, incomodando com a tua inclinação de cabeça o Espectador de trás, e distraindo os Actores celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.
3º NÃO ADORMECERÁS NEM RESSONARÁS, dando maradas para frente ou para trás, ou pondo a mão nos olhos para os outros pensarem que estás muito concentrado no Santo Sacrifício do Teatro.
4º NÃO TOSSIRÁS NEM TE ASSOARÁS com grande ruído, escolhendo as melhores pausas dos celebrantes do Santo Sacrifício do Teatro.
5º NÃO TE ABANARÁS constantemente com o programa, distraindo os que estão, religiosamente, ao teu lado e irritando os que estão no palco a celebrar o Santo Sacrifício do Teatro.
6º NÃO COMERÁS rebuçados, pipocas, caramelos, chocolates, pastilhas, comprimidos; tirando-os muito devagarinho, fazendo com o papel e as pratinhas o mais diabólico, satânico e herético ruído numa sala de espectáculos em que se celebra o Santo Sacrifício do Teatro.
7º NÃO LEVARÁS relógios com pipis electrónicos, telemóveis e sacos de plástico que andarás constantemente a pôr, ora entre as pernas, ora ao colo, perturbando os que celebram o Santo Sacrifício do Teatro.
8º NÃO LERÁS OU FOLHEARÁS o programa durante a celebração do Santo Sacrifício do Teatro para tentar saber qual é o nome de determinado Actor, ou para tentar perceber a sequência do Santo Sacrifício do Teatro.
9º NÃO PEDIRÁS borlas ou insistirás em descontos, a que não tens direito, para assistir ao Santo Sacrifício do Teatro.
10º NÃO OLHARÁS "com umas grandes ventas" para o vizinho do lado, que achou religiosamente Graça ao que tu não achaste, ou que, piamente e cheio de Fé, se levantou logo para aplaudir, enquanto tu bates palmas por frete e já a pensar ir a correr tirar a porcaria do teu carrinho, ou a porcaria do teu sobretudo do bengaleiro, mais cedo do que os outros.
ASSIM: SUBIRÁS PURO AOS CÉUS!
OU ASSIM: PODERÁS IR A 13 DE MAIO À COVA DA IRIA
OU ASSIM: PODERÁS IR E COMUNGAR NO CASAMENTO REAL
de Sua Majestade Sereníssima Dom Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael De Bragança, chefe da Sereníssima Casa de Bragança, Duque de Bragança, de Guimarães e de Barcelos, Marquês de Vila Viçosa, Conde de Arraiolos, de Ourém, de Barcelos, de Faria, de Neiva e de Guimarães; e de Sua Augusta Noiva Isabel Inês de Castro Corvello de Heredia.
IDE E ESPALHAI A BOA NOVA!