03/03/2007

Vai um joguinho!?




Os dois ilustres colegas estão em itinerância de teatro e este seu servidor em Lisboa também vai ter muito trabalho a exigir criatividade, por isso estou a prever uma certa acalmia neste blogue nos próximos tempos (mas espero que não!).
Queria propor aos caros leitores um passatempo interactivo: jogar xadrez no blogue. Desde há quase um ano estou afastado do xadrez "ao vivo" de Alta Competição por falta de tempo (o meu post do dia 6 de Janeiro), só jogo de vez em quando num clube de Internet.
O xadrez no blogue podia ser uma variante disso. A ideia é simples, só é preciso saber as regras do jogo e a notação (ver imagem tabuleiro). A minha primeira jogada é: peão d2 para d4, em notação de xadrez 1. d2 - d4. Os caros leitores interessados podem agora responder com a sua primeira jogada no comentário deste post (por exemplo: "Anónymos" : 1... d7 - d5 ou "Palhaço": 1...Cg8 - f6, ah pois..., as abreviaturas para as peças são: R de Rei, D de Dama, C de Cavalo, B de Bispo, T de Torre), a seguir eu faço o segundo lance num outro comentário, etc. etc. Se um leitor prefere jogar com as peças brancas, faça a favor de começar, no problem!
Se houver assim mais partidas a decorrer ao mesmo tempo temos uma simultânea (já fiz muitos ao vivo, é um bom treino), neste caso convém aos leitores identificarem-se para não haver confusão.
Tudo isto apimentado com umas palavras belicosas de desafio de ambos os lados, no xadrez isto não dói! Vamos a isto!?


14 comentários:

Anónimo disse...

tens de arranjar um jogador profissional. vai ser dificil. é melhor começares a procurar...

Anónimo disse...

peão d2 para d4

zé lérias (?) disse...

Jogo com as pretas.
D7 para D5

Não percebo quase nada disto, mas dá para perceber a tua explicação.
Acho a ideia gira e mais interessante ainda se te dispuzeres a dar umas aulas em simultâneo. Dizendo por exemplo que esta ou aquela jogada efectauda foi mal feita, sempre que te dê para isso.

Bom Domingo.

Anónimo disse...

Sejam bem-vindos caros adversários!
CANDIDA 1. d2 - d4, minha resposta: 1...Cavalo g8 para f6 (1...Cg8 - f6)
ZÉ LÉRIAS 1...d7 - d5.
minha resposta: 2. c2 - c4.
A ideia de comentar a partida em simultâneo é boa! Para já ainda estamos no início.

E Rui, como sabemos que não se esconde um adversário forte atrás de uma alcunha? Nunca podemos subestimar um adversário desconhecido, isto já me custou muitos pontos!

Anónimo disse...

Sem querer pressionar os caros adversários: em xadrez por correspondência (é o que estamos a praticar, de facto) o tempo de reflexão por jogada em geral não ultrapassa os três dias. Seria bom se pudessemos manter este ritmo ...
Até já!?

Anónimo disse...

O.K., explico as minhas jogadas:
a) (Candida) 1...Cg8 - f6 impede a jogada das brancas 2. e2 - e4 (porque o cavalo come o peão: 2...Cf6 x e4);
b) (Zé Lérias) 2. c2 - c4 ocupa o centro com mais um peão e ataca d5.
À vous l'honneur, s'il vous plaît!

Anónimo disse...

O.K., já percebi, o Rui tinha razão, não dá...xadrez no blogue...pena...

aminhapele disse...

Peão B7 para B5!

Anónimo disse...

Muito bem-vindo, caro adversário, já tinha quase perdido a esperança.
então o nosso jogo: 1. d2-d4 b7-b5; a minha segunda jogada: 2. e2-e4.
E bom jogo!

aminhapele disse...

Peão C7 para C6!
Atenção:já não olho para um tabuleiro há cerca de 15 anos.
Então,assim,no ecrã,isto é muito confuso.
Até à próxima.

Anónimo disse...

Caro Aminhapele: a minha terceira jogada: 3. Cg1 - f3 (Cavalo g1 para f3).

aminhapele disse...

Meu caro amigo:
Continuarei a visitar o blogue,mas por favor vamos deixar o jogo para outra altura.Se for preciso "abato" o meu Rei.
Obrigado pela paciência.

aminhapele disse...

Meu caro amigo:
Continuarei a visitar o blogue,mas por favor vamos deixar o jogo para outra altura.Se for preciso "abato" o meu Rei.
Obrigado pela paciência.

Anónimo disse...

O.K., também é chato ter de navegar para os posts antigos.
Mas a abertura era interessante.
Até a próxima!

Rini