25/03/2011

War Zone


Claritromicina

3R,4S,5S,6R,7R,9R,11S,12R,13S,14S)-6-{[(2S,3R,4S,6R) -4-(dimethylamino)-3-hydroxy-6-methyloxan-2-yl]oxy} -14-ethyl-12,13-dihydroxy-4-{[(2R,4S,5S,6S)-5-hydroxy -4-methoxy-4,6-dimethyloxan-2-yl]oxy}-7 -methoxy-3,5,7,9,11,13-hexamethyl -1-oxacyclotetradecane-2,10-dione
Uma bomba química que me foi prescrita na segunda-feira passada após seis horas na Urgência do Hospital de Curry Cabral (quatro horas de espera, a seguir duas horas de tratamentos e análises, o atendimento possível ao utente precário).
"Infecção pulmonar importante", soou o veredicto do médico de serviço.
Causa: overdose de trabalho musical com crianças em pediatrias, 5 semanas seguidas com 20 e tal actuações em 15 hospitais diferentes, cada um com o seu próprio e único ambiente de micro fauna e flora... sim, é tentar o Diabo, mesmo assim uma tremenda injustiça, acho.
Para evitar efeitos colaterais tipo "sobreaquecimento do sistema" entram ainda em combate os aliados Brufen e Paracetamol.
Gemidos de protesto dos órgãos digestivos Stomachus (Estômago) e Iecur (Figado), mas tem que ser, tem que ser...


A estrutura química de Claritromicina fez-me lembrar logo o módulo lunar do filme "2001: A Space Odyssea" de Stanley Kubrick (1968), habitado pelo astronauta Dave (Keir Dullea).



No filme Dave consegue derrotar Golias, o supercomputador HAL 9000 que domina o navio-mãe depois de eliminar quase toda a tripulação.
Brilhante a "trouvaille" do canto do cisne do killer-computer: "Daisy, Daisy, give me your answer, do..."
Na minha War Zone interior o filme ainda não chegou a essa cena, mas será dentro de dias, espero...

3 comentários:

rui disse...

As melhoras. espero que o "The End" do filme seja feliz e para breve.
abraço

Rini Luyks disse...

Obrigado, Rui.
Entretanto também as consequências financeiras deste episódio tipicamente precário merecem um post cinematográfico.
Estou a pensar num filme como "No Country for Old Men" ("Este país não é para velhos"), Óscares para os irmãos Joel e Ethan Coen e para Javier Bardem (por mim "sheriff" Tommy Lee Jones também merecia um).

Rui Mota disse...

beterschap!
This country isn't for young men either...