Mesmo que tocadas pelos melhores
22/10/2008
Na sequência dos dois posts anteriores... será que a velocidade ajuda?
Pois há certas coisas que prefiro mais lentas
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do Grego aná, para cima + kroûsis, acção de bater. A palavra é essencialmente utilizada em música quando a melodia começa no tempo fraco que precede um tempo forte. É algo que precede, que antecipa, que prepara, mas também o movimento que simboliza e antecipa a batida, possibilitando a noção do seu preciso momento.
6 comentários:
Parece-me que na corrida dos virtuosos veteranos Rostropovich bateu Casals por segundos, mas gosto mais da dinâmica dos dois últimos, nomeadamente Maisky.
E também gostei da versão em guitarra de Segovia (link post anterior).
Sobrinho says:
Casals - Espressivo intensivo
Rostropovitz - Meccanico deanimato
Maisky - Lento canastroni gigoloni
Ma - Neutrini numaquecenemarrefecini
O Casals ganha aos pontos. Muito rápido é certo mas o equilíbrio das flutuações de tempo e intensidade não se compara aos outros, é uma interpretação de se lhe tirar o chapéu.
Caro Filipe (sobrinho),
O casals é realmente é genial mas porquê a versão F1?
eu gosto mais desta suite num andamento bem mais lento e com suspensões qb para podermos respirar e para o interprete poder acrescentar sentimento a um monte de colcheias.
abraço e vai aparecendo por cá.
Eu também prefiro a suite mais lenta mas os dois primeiros são bem melhores que os segundos.
Excelentes posts Rui e Rini!
Mas eu prefiro, nas suites, o Paul Tortelier e o Pierre Fournier.
Por vossa causa pus um vídeo muito interessante no meu blog.
Susana
Genial Susana,
não conhecia este vídeo nem nenhuma gravação desta suite pelo Tortelier.
OBRIGADO.
também prefiro esta a todas as outras, apesar de achar que um andamento um pouco mais lento só favorce a expressividade que a obra pede.
deixo e o link do vídeo que colocaste no teu blog.
http://www.youtube.com/watch?v=co-9OHZOGQs
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