do Grego aná, para cima + kroûsis, acção de bater.
A palavra é essencialmente utilizada em música quando a melodia começa no tempo fraco que precede um tempo forte. É algo que precede, que antecipa, que prepara, mas também o movimento que simboliza e antecipa a batida, possibilitando a noção do seu preciso momento.
Nas sociedades contemporâneas proliferam os Especialistas. Eles trabalham arduamente no sentido de clarificarem as causas dos acontecimentos nas suas áreas de competência, fechando-as em linguagens, técnicas, números, estatísticas e experiências por eles dominadas e referidas, fazendo-nos crer que só têm acesso a esse conhecimento os seus pares, que vivem e dominam essa mesma área de intervenção. A preparação de Comunicações Especializadas sobre Sustentabilidade Ambiental, será o pretexto para se falar deste mecanismo das sociedades actuais e da importância conferida ao estatuto do Especialista, estatuto esse que tantas vezes possibilita a defesa de pontos de vista nem sempre claros e éticos, o que torna o exercício da democracia num fenómeno muito parecido com a ordem das ditaduras. Brincar seriamente com as certezas e com a relatividade do conhecimento foi a proposta de partida deste espectáculo que quer divertir, mas sobretudo reflectir e a provocar-nos enquanto cidadãos, a não nos demitirmos de construir pontos de vista, implicando-nos a pensar o mundo nas suas certezas e paradigmas.
FICHA ARTÍSTICA
Criação Teatro Meridional Encenação Miguel Seabra Dramaturgia Natália Luíza Assistência de encenação Susana Madeira Interpretação Emanuel Arada, Filipe Costa, Rui M. Silva Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras Música Original e Sonoplastia Rui Rebelo Desenho de Luz Miguel Seabra Fotografia Susana Paiva Assistência de Cenografia e Construção de Adereços Marco Fonseca
1 comentário:
Com participação especialista da Troika e do demoníaco Dominique Strauss-Kahn!? :)
Enviar um comentário