29/09/2009
24/09/2009
Le Grand Méliès - Georges Franju (1953)
Uma jóia de 30 minutos, até ao fim deste mês em projecção contínua na Sala 6x2 da Cinemateca.
Em 1953, Georges Franju realizou este pequeno filme em homenagem a Georges Méliès, criador e inovador do espectáculo cinematográfico, com colaboração da própria família de Méliès: a mulher, viúva já com mais de noventa anos, o filho André a interpretar o papel do seu pai, a neta Marie-George na "voz-off".
A partir duma imagem dum "château" em Orly, onde Méliès passou os seus últimos dias, são recriados os passos da vida dele, de mágico e prestidigitador a pioneiro e mestre da arte cinematográfica.
Com vários fragmentos das suas famosas criações, entre as quais naturalmente "Viagem à Lua" (disponível em várias versões no Youtube).
A não perder!
22/09/2009
A Era da Estupidez
Hoje é a estreia mundial do filme "The Age of Stupid" ("A Era da Estupidez") da activista inglesa Franny Armstrong. O filme questiona a passividade do Homem perante as alterações climatéricas e um objectivo é "influenciar os lideres mundiais a assinarem em Dezembro em Copenhaga um novo tratado sobre redução das emissões de gases de efeito estufa".
Info sobre a estreia em Portugal: http://oplanetaquetemos.blogspot.com/2009/09/era-da-estupidez-age-of-stupid.html
21/09/2009
Outono 2009
A olhar para esta primeira página dum jornal de distribuição gratuita lembrei-me do meu post do ano passado: http://anacruses.blogspot.com/2008/09/primeira-depresso-outonal.html .
Estamos melhor ou estamos pior?
Eu acho que estou na mesma...
19/09/2009
O Top Hit do momento - "Josézito"
Versão karaoke em http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/1c/som_1c/cantiga10.htm
Anacruses ao serviço da educação do povo!
(Agradecimentos ao blogue http://ereccoes2009.blogs.sapo.pt/65526.html )
17/09/2009
À Procura de Autor...
Sendo todos nós personagens, deveríamos então ser sempre autores de nós próprios.
Mais do que o Teatro dentro do Teatro, é o Teatro dentro da Vida.
"Seis Personagens à Procura de Autor" estreia hoje no São Luiz
14/09/2009
Anthero - O Palácio da Ventura
Hoje à noite a RTP 2 exibiu o telefilme "Anthero - o Palácio da Ventura" da RTP-Açores sob direcção de Zeca Medeiros ("who else?").
A vida de Anthero de Quental em duas horas.
Brilhante.
Trailer em: http://videos.sapo.pt/hLuQ8TvF7zWIjp5MVc1t
13/09/2009
"Seis Personagens à Procura de Autor" no Teatro São Luiz
“'E eis que surge uma família em luto, com rostos esmaecidos e como que vindos de um sonho. São as Seis Personagens que procuram Autor e que tentam viver. Querem ser mergulhados num drama. São mais reais do que tu, encenador, trapalhão imundo. São reais e provam-no…'. Foi com esta declaração que Antonin Artaud saudou a estreia em 1923, em Paris, na Comédie des Champs Elysées, deste texto que rompeu as quatro paredes falsas do teatro como, ao mesmo tempo, entre o Cais do Sodré e Campo de Ourique, Pessoa rompia a identidade da voz poética. Pirandello realiza um teatro vigoroso, de reflexão e luta interior constante, caminha até à angústia do homem obscuro que se perdeu no mundo tremendo do seu ser, do homem comum que se senta na beira do caminho e se interroga numa tentativa desesperada de se compreender e de compreender o mundo que o rodeia." Rogério Paulo (encenador e actor, 1927-1993)
Texto Luigi Pirandello
Encenação: Jorge Silva Melo
Com: João Perry, Sylvie Rocha, Lia Gama, Pedro Gil, Cândido Ferreira, Pedro Luzindro, Alexandra Viveiros, John Romão, Vânia Rodrigues, António Simão, João Meireles, João Miguel Rodrigues, Joaquim Pedro, Miguel Telmo, Pedro Carraca, Pedro Lacerda, Rita Brütt, Diogo Correia, Jéssica Anne, João Delgado, Luís Godinho, Pedro Lamas, Ricardo Batista, Rui Rebelo, Sara Moura, e a participação especial de Mariema
Quarta a Sábado às 21h00; Domingo às 17h30
No Teatro São Luiz
09/09/2009
"If I had a hammer" - Peter, Paul & Mary (1963)
Uma música para tempos de eleições.
(Obrigado JRC, blogue "Tempo Contado")
07/09/2009
02/09/2009
O testemunho de George Orwell
Foi há 70 anos que começou a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polónia pela Alemanha, o bombardeamento de Varsóvia.
Vai ser emocionante seguir os acontecimentos no diário de George Orwell, com muitos recortes dos jornais da época, uma aula de história contínua "in real time", 70 anos depois.
Muito recomendado: http://orwelldiaries.wordpress.com/
Subscrever:
Mensagens (Atom)