15/04/2010

Climate change: tornados em Lisboa!?



No dia 29 de Janeiro 2006 tive muita pena de não assistir ao fenómeno do nevão em Lisboa, coisa que não tinha acontecido em 52 anos. Naquele Domingo estive no Coliseu do Porto a tocar tangos, acompanhando o trabalho de dois acrobatas aéreos do Chapitô.
No Porto não nevou e quando voltámos à capital por volta da meia-noite a neve já tinha desaparecido.

Ontem houve outro fenómeno nunca visto (pelo menos nos 24 anos que vivo em Lisboa): formou-se um tornado no estuário do Tejo.
Por muito que os cientistas queiram convencer a população que está tudo dentro das probabilidades estatísticas: I don´t believe it!
No vídeo gostei do testemunho genuíno, entre o susto e o espanto, da moradora do Alto do São João (entre 1:30 e 1:40).

3 comentários:

Rui Rebelo disse...

quando era pequeno, logo depois do 25 de Abril, chamavam-me retornado, por ter voltado das ex-colónias. Eu na realidade como tinha nascido lá sempre disse que só seria retornado se voltasse para Moçambique, portanto, aqui em Portugal eu seria, quando muito, um tornado. (por isso a minha identificação com este post)

em relação a este primo no tejo, lá que é estranho é...

Rini Luyks disse...

Em termos de produção musical eu classificava-te antes como furacão, Rui, mas se queres mesmo ser tornado...
Se eu fosse tornado queria ser um de vórtice múltiplo, para não ficar sozinho.

Rui Mota disse...

Há 52 anos, quando nevou, a minha escola primária fechou e tivemos um dia livre. Na Holanda, nunca me deram um dia livre quando nevava...não está certo!