30/06/2009

Pina Bausch (1940 - 2009)

"O que importa é o sentimento. Importa não a forma como se movem as pessoas, mas sim o que as move. Importa o improviso."

Uma empresa de sucesso em tempos de crise...




Pela primeira vez vi na minha rua um camião com funcionários da empresa Reisswolf:
"Tratamento e Destruição Confidencial de Documentos e Dados" (mas não fui eu que os chamei, hein!).
Para empresas, instituições bancárias, entidades públicas ou pessoas particulares interessadas (não vou especificar, pois levam-me logo ao tribunal e não tenho dinheiro para pagar um advogado tipo J. M. Júdice!) aqui o link: http://www.reisswolf.net/ .
Mas veja por exemplo o site http://twitter.com/prebordao com as entradas de 15 de Maio!
Ou ponha no Google search: "Reisswolf - Jornal de Negócios"....


27/06/2009

Hermitage Amsterdam





Na semana passada foi inaugurado o Hermitage Amsterdam, dependência do museu em São Petersburgo. Um antigo hospício(!) do século XVII no centro da cidade, o Amstelhof, foi totalmente remodelado, custos 40 milhões de euros.
Até 31 de Janeiro 2010 pode-se visitar a exposição "Na Corte Russa: palácio e protocolo no século XIX".
A foto aqui acima encontrei no blogue "Tempo Contado" e mostra como a minha pátria apesar da grandeza deste projecto consegue ao mesmo tempo transmitir uma imagem de imensa pequenez.
O presidente russo Medvedev esteve presente na inauguração e parte do protocolo foi uma viagem de barco pelos canais de Amsterdam. E assim vemos o Primeiro Ministro holandês Balkenende como anfitrião dar o bom exemplo e mergulhar o seu saquinho de chá em água quente. As fatias de bolo também já estão minuciosamente pré-cortadas, pois servir um bolo inteiro seria um desperdício.
40 milhões euros para o museu, mas a ceremónia de chá tinha que ser mesmo à holandesa.
Segundo o artigo no jornal Medvedev não tocou em nada: provavelmente já estava a pensar na sua viagem ao Egípto no dia seguinte, país mais pobre, mas lá pelo menos sabem tomar chá como deve ser...

21/06/2009

Esperança para o Irão?


Zahra Rahnavard ao lado de Mir Hossein Moussavi, líderes moderados da oposição.
Para um futuro em tons menos negros e sombrios...

Modern minimalists




Através duma notícia sobre o Festival SONAR 2009 em Barcelona no blogue "El Diablo en el Ojo" cheguei a uns vídeos YouTube com Björk a entrevistar os músicos minimalistas Mika Vainio, Tommi Gronlund (ambos finlandeses) e Arvo Pärt (Estónia).


A segunda parte em: http://www.youtube.com/watch?v=2QTxvmlA95Q

20/06/2009

Matemática para idiotas?



No mês passado, Nuno Crato, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, criticou mais uma vez o facilitismo nas provas de aferição de Matemática.
Alguns professores fizeram um teste e apresentaram provas de aferição para o 6º ano do Ensino Básico aos alunos do 5º ano. Resultados: em média os alunos conseguiram responder a 70% das perguntas, pois como referiu uma professora: "para resolver os exercícios basta ter algum bom senso, não são aferidos os conteúdos específicos do 6º ano!"
Hoje o Secretário do Estado Jorge Pedreira veio dizer que essas críticas são "inaceitáveis, pois colocam em causa, com a maior leviandade, a seriedade e competência dos peritos e professores que elaboram os exames". E como cereja no bolo a própria Ministra Sinistra Malu sugere agora a possibilidade de adiar por mais dois anos o novo modelo de avaliação dos professores (e manter o actual modelo simplificado, aliás também contestadopor muitos professores).
É o Ministério da Educação já em plena campanha eleitoral, na esperança de todos os intervenientes no ensino ficarem quietos e calados, tudo em detrimento da qualidade da Educação.
(agradecimentos ao blogger "Kaos" pela imagem).

18/06/2009

And now Ladies and Gentlemen: Barack Obama vs. "The Fly" !







Desta vez o combate deve ser mais equilibrado.
No vídeo um curto currículo do novo pretendente, o do actual presidente já foi sobejamente divulgado.
Para o vencedor e (novo?) Presidente dos Estados Unidos será erigida uma estátua no terreno "Ground Zero".

17/06/2009

Minuscule

Em homenagem à mosca morta pelo Obama

Obama Mata-Moscas - "Yes, I can!"

Very impressive, Mr. President!

Bostas

(inspirado pelo post anterior, obrigado Fernando!)

Algures no Paquistão as bostas servem para o aquecimento da casa.
Lá a quantidade de bostas a secar nas paredes é um sinal exterior de riqueza: mais vacas, mais bostas.

Um elo chamado Jarmelo

15/06/2009

"En tus brazos" - Goby, Jouret & Landour (França, 2006)

"Nos anos '20 um famoso mestre de Tango fica imobilizado e perde a capacidade de dançar...mas há sempre um caminho e uma vontade maior que supera com alma o que falta ao corpo".

"Tanghi Argentini" - Guido Thys (Bélgica, 2007)


"Um moderno conto de fadas, contra a depressão e o desespero das rotinas... já foi considerado o diamante negro da curta-metragem."
A ver em: http://www.youtube.com/watch?v=SSI8docYcfA
Vi nesta madrugada no programa "Onda-Curta" na RTP 2.
Adorei.
(Uma cena fez-me lembrar o spot "Superbock Tango" em que participei há três anos

13/06/2009

A Arte do Ruído














"La vita antica fu tutta silenzio. oggi, il rumore trionfa e domina sovrano sulla sensibilità degli uomini" (1913)

Autor de  L'arte dei rumori  e inventor do Intonarumori, compositor, pintor e futurista.

12/06/2009

Outro banco "limpo" holandês - o Rabobank!




(Ver comentários ao post anterior)
O caro fiel "leitor Anacruses" lembra-se da Fátima...

Triodos Bank - um banco onde não só o dinheiro conta




Na semana passada o Triodos Bank ganhou o "Financial Times Sustainable Bank of the Year Award", http://www.ftconferences.com/sustainablebanking
O Triodos Bank foi fundado em 1980 na Holanda para "financiar empresas, entidades e projectos que trazem um valor acrescido na área social, ambiental e cultural, isso graças a aforradores e investidores que queiram apoiar empresas socialmente responsáveis e ajudar na construção duma sociedade humana e sustentável."
Hoje em dia o banco tem sucursais na Holanda, Bélgica, Inglaterra e Espanha e uma delegação na Alemanha, até agora não foi afectado pela crise financeira, exactamente pelos seus princípios de "ethical banking".
Vale a pena saber algo mais sobre este banco diferente:

08/06/2009

Dica do Dia





"A melhor forma de assaltar

um banco é administrá-lo,

sobretudo quando o polícia é o

Banco de Portugal"



(João Semedo, membro da Comissão de Inquérito Parlamentar ao caso BPN)





(agradecimento ao blogue http://wehavekaosinthegarden.blogspot.com/ , post 22-02-'09)




07/06/2009

As Cores da Vanguarda - Arte na Romenia 1910 - 1950


A cultura romena é pouco conhecida entre nós.
Falando por mim, assim de repente só me lembro do dramaturgo Eugène Ionesco, o filósofo Mircea Eliade, o escritor Panait Istrati e alguns grupos de música cigana como os Taraf de Haïdouks e a Fanfare Ciocarlia.
Hoje fui ver a exposição "As cores da Vanguarda - Arte na Roménia 1910 - 1950" no Museu do Chiado e gostei muito. A exposição "pretende salientar as tensões entre a vanguarda e a tradição na primeira metade do século XX. A partir de 70 pinturas seleccionadas de entre os acervos de 9 museus romenos, constrói-se um estudo sobre as condições políticas, culturais e das artes visuais que determinaram a emergência da vanguarda local e a sua evolução até finais da década de 50." (texto do curador Erwin Kessler, mais info em http://www.museudochiado-ipmuseus.pt/pt/node/412 )
Em exibição até 21 de Junho.


06/06/2009

A fralda sonora


Ainda na semana do Dia Mundial da Criança aqui uma notícia que neste blogue não pode faltar.
Foi publicada no site "HypeScience" e julgue o caro leitor se é uma boa notícia ou não...
"Uma fralda que acciona um alarme sonoro pode ser uma nova aliada para ajudar a treinar crianças pequenas a controlarem as suas funções corporais. A conclusão foi feita após uma pesquisa realizada com 39 crianças entre 18 e 30 meses.
O processo é simples: a fralda emite um sinal sonoro cada vez que fica suja. Deste modo, a pessoa que cuida da criança não precisa de estar sempre alerta para trocar as fraldas, além de ter maior facilidade em identificar quando a criança pode ser levada ao penico, para começar o treino.
As crianças que participaram na pesquisa apresentaram controle da bexiga em 51.9% do tempo, as que não participaram tiveram controle em 8,3%. Os hábitos de cada criança foram observados durante dez horas diárias antes do início do estudo, ao fim da pesquisa que durou três semanas e dois meses após o treino.
De acordo com Jean-Jacques Wyndaele, da Universidade de Antuérpia, co-autor do estudo, a fralda sonora auxilia o treino e também tranquiliza pais ou amas: "Uma das maiores vantagens do treino com esta fralda é que tanto a criança como a pessoa que está a cuidar dela é imediatamente avisada. O próprio alarme distrai a criança e fortalece a noção do comportamento corpóreo. Quando a criança é levada ao penico neste momento, essa noção é novamente reforçada."
O treino para controlar funções corporais é um passo importante no desenvolvimento das crianças. Os efeitos colaterais da falta de treino passam desde problemas de saúde, como irritações na pele, até problemas sociais, quando a criança não consegue controlar o seu próprio corpo na escola, por exemplo.
A iniciação no treino está a ser adiada até cada vez mais tarde desde os anos '40, quando era feita aos 21 meses, enquanto hoje em dia é feita aos 36 meses. A conveniência de fraldas descartáveis e facilidades na limpeza de fraldas tradicionais podem ser as causas do fenómeno, assim como a ideia de que a criança é ainda muito nova para aprender a controlar o próprio corpo". http://www.sciencedaily.com/releases/2009/06/090603180934.htm
E logo agora que acabei de aprender uma canção infantil tão gira para o meu trabalho musical nas pediatrias:
"Dó-ré, o Zé, dó-ré-mi, já se ri, dó-ré-mi-fá, e diz papá, dó-ré-mi-fá-sol, tem um caracol, dó-ré-mi-fá-sol-lá, tem um dentinho já, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si, nas fraldinhas faz pi-pi, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó, e na caminha faz ó-ó!"
Acho que vou votar contra esta "inovação tecnológica" (mas a verdade é que não tenho bebés para desfraldar...).

05/06/2009

Post Flutuante


01/06/2009

Saudações - Egberto Gismonti

Gismonti edita novamente para a ECM. O disco duplo sai a 19 de Junho. 

SAUDAÇÕES
Camerata Romeu 
Zenaida Romeu conductor
Alexandre Gismonti guitar
Egberto Gismonti guitar
 
SERTÕES VEREDAS I-VII – 
Tributo à miscigenação

DUETOS DE VIOLÕES – Guitar Duets

 
Background
Egberto Gismonti’s first new ECM recording in 14 years is a double-album that indicates the range of his artistry. Disc one features Gismonti the composer on a 70-minute journey through Brazil: “Sertões Veredas – tribute to miscegenation”. It is a work that takes account of Brazil’s culture and history, landscapes and cityscapes, vividly evoked by Cuba’s all-women orchestra the Camerta Romeu, under the leadership of Zenaida Romeu. Disc two features Gismonti the guitarist in an exciting duo recital with his similarly-gifted son Alexandre, romping through a programme that includes such well-known pieces as “Zig Zag”, “Lundú” and “Dança dos Escravos”.

This record will be available from 19 June 2009